Reciclagem AP

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Reciclagem AP

Forum destinado a reuniões, planos e actividades do Grupo da Reciclagem de AP.


    Ecopontos,o que não deve ser depositado e breve comentário acerca da reciclagem

    Marcelo
    Marcelo
    Admin


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 24/11/2008

    Ecopontos,o que não deve ser depositado e breve comentário acerca da reciclagem Empty Ecopontos,o que não deve ser depositado e breve comentário acerca da reciclagem

    Mensagem  Marcelo Qua Nov 26, 2008 10:19 am

    Temos uma maior variedade de produtos à nossa disposição. Mas, por outro lado, esta “sociedade de consumo” tem um lado negativo, que se traduz no consumo excessivo, “consumismo” e no desperdício.

    Costumamos chamar “lixo” ao que deitamos fora, sem nos preocuparmos mais com o seu destino. Durante muito tempo, parecia não haver motivo para grandes preocupações. Sobrava terreno para aterros, isto é, locais onde se depositava o “lixo” controlado pensando que este se biodegradava rapidamente e se transformava em húmus.

    Com o decorrer dos anos, todas estas convicções foram derrubadas. Nos aterros, a matéria orgânica não se decompõe como se pensava e o homem criou muitos materiais que a Natureza não tem capacidade para degradar. Os terrenos escasseiam à volta das grandes cidades, onde a produção de resíduos é maior. As populações resistem à construção de novos aterros. Os terrenos estão mais caros e o transporte de resíduos é dispendioso.

    Estas são algumas razões imediatas pelas quais temos que mudar a nossa mentalidade e os nossos hábitos. Lixo é aquilo que já não tem valor. O que ainda pode ser aproveitado não deve ser tratado como “lixo”. Na realidade, quase tudo o que faz parte dos resíduos sólidos urbanos pode ser aproveitado, como teremos oportunidade de ver.

    Para realizar este trabalho tivemos de recorrer a vários livros, enciclopédias e à “Internet”. E solicitamos informações ao Ministério do Ambiente.

    Ecoponto

    O que são os Ecopontos ?



    Os ecopontos são conjuntos de contentores para recolha selectiva de papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Estão localizados em pontos estratégicos como escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras.

    Os ecopontos são estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diferenciadamente diversos materiais, principalmente os de menor dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.

    Os ecopontos podem-se encontrar sobre a forma de contentores individualizados ou, então, sob a forma de um único contentor com funções múltiplas, encontrando-se normalmente bem sinalizados.
    O que deve ser depositado ?
    1- Contentor Azul: papel e cartão
    2- Contentor Verde: garrafas e embalagens de vidro
    3- Contentor Amarelo: embalagens de plástico, metal e cartão complexo (embora em diversos sistemas as embalagens de cartão complexo sejam colocadas no contentor de papel e cartão)

    O que não deve ser depositado ?


    1- Papel e Cartão: papéis e cartões contaminados com outro tipo de materiais, como guardanapos e autocolantes;
    2- Vidro: espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tampas de garrafa, acrílicos;
    3- Plástico: embalagens contaminadas com outros materiais, borrachas, couro, seringas, carpetes.

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 9:05 am